Reviver:sugestões para a mente

Um enfoque distinto para sua digestão e trabalho mental. Porque a vida pode ser mais rica dependendo de nosso foco.

Minha foto
Nome:
Local: Afghanistan

Médico de almas.

sábado, outubro 08, 2005

Vergonha nacional - Dilemas sobre a educação brasileira



"A história da humanidade torna-se cada vez mais uma corrida entre a educação e a catástrofe"
Henry Wells

A educação cada vez mais vem sendo requisitada diante do mercado de trabalho. Um mercado impiedoso,que através de uma rígida seleção da farta mão-de-obra humana disponível, faz com que a competição se acirre entre os participantes das concursos( que mais parecem maratonas) que de certo modo, vão decidir sobre a vida das pessoas entre ser muito rico ou muito pobre(materialmente falando) * - apenas cerca 3% dos brasileiros são universitários,enquanto 16% são analfabetos e outros tantos mais são os classificados como analfabetos funcionais.

No Brasil, todo ano é realizado um concurso baseado na verificação do aprendizado do aluno, o chamado ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) , ao qual impreterivelmente se colhem algumas pérolas de brilho ofuscado.

Leia abaixo aquelas presentes no ENEM 2005 com o comentário dos professores da banca de correção,entre parênteses.

"O serumano tem uma missão..." (A minha, por exemplo, é ter que ler isso!)

"O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas.." (Levei uns minutos para identificar o El Niño...)

"O problema ainda é maior se tratando da camada Diozanio!"(Eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito)

"Enquanto isso os Zoutros... tudo baixo nive..."(Seja sempre você mesmo!!)

"A situação tende a piorar: o madereiros da Amazônia destroem a Mata Atlântica da região."(E,além de tudo, viajam pra caramba, hein?)

"O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente."(Entendeu ?)

"Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele."(Faz sentido)

"O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes."(Achei que fosse a pesca dos pássaros.)

"É um problema de muita gravidez."(Com certeza... se seu pai usasse camisinha, não leríamos isso!)

"A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO."(Sem comentário)

"Já está muito de difícil de achar os pandas na Amazônia"(Que pena. Também ursos e elefantes sumiram de lá )

"A natureza brasileira tem 500 anos e já esta quase se acabando"(Foi trazida nas caravelas, certo ?)

"O cerumano no mesmo tempo que constrói, também destroi, pois nos temos que nos unir para realizarmos parcerias juntos."(Não conte comigo)

"Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom beneficácio para o Brasil"(Vamos trocar as fumaças pelas moto-serras)

"Vamos mostrar que somos semelhantemente iguais uns aos outros"(Com algumas diferenças básicas!!)

"... menos desmatamentos, mais florestas arborizadas."(Concordo! De florestas não arborizadas, basta o Saara!)

"... provocando assim a desolamento de grandes expecies raras."(Vocês não sabiam que os animais também tem depressão?)

"Nesta terra ensi plantando tudo dá."(Isto deve ser o português arcaico que Caminha escrevia...)

"Isso tudo é devido ao raios ultra-violentos que recebemostodo dia."(Meu Deus... Haja pára-raio!)

"Tudo isso colaborou com a estinção do micro-leão dourado."(Quem teria sido o fabricante? Compaq ? Apple? IBM?)

"Imaginem a bandeira do Brasil. O azul representa o céu , o verde representa as matas, e o amarelo o ouro. O ouro já foi roubado e as matas estão quase se indo. No dia em que roubarem nosso céu, ficarmos sem bandeira."(Ainda bem que temos aquela faixinha onde está escrito "Ordem e Progresso".)

"Ultimamente não se fala em outro assunto anonser sobre o araras azuls que ficam sob voando as matas."(Talvez por terem complexo de urubus!)

"... são formados pelas bacias esferográficas."(Imaginem as bacias da BIC .) "Eu concordo em gênero e número igual."(Eu discordo!)

"Precisa-se começar uma reciclagem mental dos hum anos, fazer uma verdadeira lavagem celebral em relação ao desmatamento,poluição e depredação de si próprio." (Concordo: depredação de si mesmo!)

"O serigueiro tira borracha das árvores, mas não nunca derrubam as seringas."(Estas podem ser derrubadas porque são descartáveis)

"A concentização é um fato esperansoso para todo território mundial."(Haja coração!)

"Vamos deixar de sermos egoistas e pensarmos um pouco mais em nos mesmos."(que maravilha!)

Fonte: Secretaria da Educação do Brasil

Diante de tal ambiente parecido mais com as tragicomédias,ficamos no limiar entre o rir ou o chorar, uma vez que o mercado sem dúvida será cruel com estes e o destino dos autores de tais serão, ao menos para aquelas áreas que utilizam habilidades ou recursos da mente,devastador e desesperador.

Agora pensemos sobre a sementinha que originou tal safra...

Se de fato formos à raíz da questão, a Secretaria de Educação acusa os discentes e os discentes à Secretaria de Educação. De fato, esquematizando a situação,vemos a Secretaria com posto de generalato,donde vêm os recursos aos quais os estudantes precisam para trabalhar, e seus treinadores seriam os professores.Portanto,se o problema é dos professores conforme a Secretaria acusa,isso significa que estes estão com uma didática inferior ou errada...mas como seria possível se há heterogeneidade na gama de profissionais aprovados nos concursos para cargos do ensino público(geralmente rígidos) ? Se vermos, por exemplo, os professores das escolas particulares, estes são requisitados para gerar rendimentos,uma vez que a instituição é construída pelo dinheiro de quem usufruiu dela. E a escola da rede pública? Com verbas reduzidas,materiais didáticos em falta e péssima infra-estrutura e, em alguns casos, com goteiras nas salas ou carteiras/objetos quebrados,percebe-se claramente que gerir conhecimento nestas condições...convenhamos...é um tanto nobre até mesmo para os profissionais do ensino,que mesmo recebendo bons salários (alguns, dependendo da esfera da escola pública-municipal,estadual ou federal),tentam gerir aquilo que podem, fazendo-o pelo amor à profissão que escolheram (embora lá existam algumas exceções para isso,geralmente raras). E um critério que funciona mais como belo dado de estatística é o do critério da "aprovação sistemática", mostrando que o desempenho dos brasileiros nas escolas são elevados.Os professores criticam, enquanto a Secretaria reage defendendo sua implantação...e agora a culpa é de quem?

Ao falarmos anteriormente das esferas percebe-se que o problema é estrutural,vinda do modo como as autoridades da área da Educação lidam com os recursos recebidos pelo Governo ( professores de escola municipal ganham em média duas vezes mais que os professores de escolas estaduais).

Se formos considerar nas questões as falhas dos alunos,temos de considerar igualmente as falhas também percebidas pelos professores na própria prova. Nesta, diversos professores perceberam e destacaram erros gramaticais,transcrições erradas, letras em falta e questões mal formuladas...como é possível tais erros elementares numa prova com critérios de seleção?

Portanto,muito mais que o esforço do aluno está em discussão, mas aquilo que forma cada ser humano:sua cultura,que vem de uma tradição muito mais social que escolar(não é a escola que daria a educação,mas a sua própria sociedade - família,onde os pais e familiares terminam sendo cúmplices de tais tragédias).

Mediante a isso o que dizer sobre a sistematização dos diplomas,fenômeno crescente dos nossos tempos? A requisição de cada vez mais diplomas, exige dos cursos uma redução do tempo de ensino relativo a uma dada questão,o que reduz o conhecimento radicalmente,já que em muitas vezes um diploma vale mais que a prática da execução...isso de certo modo,dificulta o aparecimento de especialistas e compremete gravemente o senso crítico ou reflexivo de determinado curso,terminando por influir inclusive na vida do indivíduo.

Finalizando a nossa complexa digestão:

"O que é ensinado em escolas e universidades não representa educação, mas são
meios para obtê-la" - Ralph Emerson

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Belo post..hehe..poderia furtar-lhe para uso?
Abraços.

11:00 PM  
Blogger Doutor X said...

Certamente.

10:47 PM  

Postar um comentário

<< Home