Reviver:sugestões para a mente

Um enfoque distinto para sua digestão e trabalho mental. Porque a vida pode ser mais rica dependendo de nosso foco.

Minha foto
Nome:
Local: Afghanistan

Médico de almas.

quinta-feira, novembro 10, 2005

Declínio do Império Americano - Uma questão de valores

"Os sinais do declínio do Império estão por toda a parte: a população que despreza suas próprias instituições, o baixo índice de natalidade, a recusa dos homens ao serviço militar, a dívida nacional tornou-se incontrolável, a diminuição constante das horas de trabalho, a invasão do funcionalismo, a degeneração das elites. Com a destruição do sonho marxista-leninista, não se pode mais citar um modelo de sociedade do qual dizer:é assim que gostaríamos de viver.Assim como no plano privado,a menos que seja um místico ou um santo, é impossível moldar a vida em cima de um exemplo em nossa volta.Vivemos um processo geral de dissolução de toda a existência."
Do filme:O declínio do Império Americano



Após iniciar a ver este fabuloso filme,acreditava encontrar críticas contundentes,conforme muitos cineastras já vêm desenvolvendo em filmes "que fazem pensar",mostrando guerras,violências,evidenciando aspectos que chocassem o telespectador(apenas leia sutilmente o nome deste filme e pense no que poderíamos deduzir de imediato). Contudo, foi surpreendente ver a apresentação de um tema deste "quilate" ,estando envolto numa camada aparentemente simples do cotidiano,na base mesmo do estrutural, retratando a beleza,conquista,felicidade imediata,etc, para daí extrair os absurdos conceituais,talvez piores que os factuais...

É esta crítica, não da nação propriamente,mas ao modelo estruturalizante americano e imperializado na globalização e para o ocidental, o enfoque aqui tratado.

Ao longo do filme, a presença de seus personagens e o dilema gerado em torno de ralacionamentos(apenas) e por intelectuais(e isto foi um grande choque para aqueles que diferenciam preconceituosamente "os úteis" dos "não úteis"). Pergunto: como seria possível pensar tamanha mediocridade no pensamento de intelectuais desta forma? Pessoas sisudas que inclusive têm conhecimento específico ou elaborado do assunto e nem por isso renuncia à sua completa busca pela felicidade individual,algo tipicamente Ocidental;de pessoas com seus problemas particulares,pessoas que "vivem muito mais em seu mundo do que no mundo". Sei que possuem o germe da normalidade(e aqui está o grande mal que a civilização americana e também o capitalismo nos trouxe,claramente demonstrada ao longo do filme), em achar que é "inevitável" o declínio deles, e que portanto basta ser egoísta para esquecer,deixando o problema para os seus sucessores,numa forma de vício. O declínio não está no que eles dizem ser,mas na cumplicidade dos mesmos. Talvez não há mal pior na face da Terra que este,uma vez que ninguém quer sacrificar-se para remodelar um sistema(e para isso há de ter uma compreensão de todos, é claro).

O critério individual com as tecnologias em evolução,vêm segregando o ambiente coletivo,isentando muitas pessoas da necessidade do convívio e da relação proveitosa que um contato humano(leia-se:isento de interesses, de trocas) pode ter entre si (a linha conectiva vem se tornando cada vez mais a do capital cambiante). Estaríamos partindo para a anarquia? Haverá tempo para alguma História da(ou de) Civilização?

Deixo em aberto este tema tão amplo e de proporções magnânimas para as conclusões do leitor,finalizando a minha parte no pedregoso mastigar:

"Rivarol dizia: 'Não ter feito nada é certamente uma grande vantagem, mas não se
deve abusar'. Os jovens abusam: a tal ponto que, quando ficarem velhos, verão
que não fizeram nada. E não apenas individualmente. " - Leonardo Sciascia

"A felicidade individual cresce no campo literário,ao mesmo tempo que diminui a
glória de uma nação,de uma civilização. Felicidade individual são as
imediatas,cuja medida constitui o parâmetro normativo do vivido." - Do filme:O
Declínio do Império Americano

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Lembro de ter visto e não entendido..até agora. :)

9:36 PM  
Blogger xatoo said...

Olá!, venho retribuir a visita e agradecer as palavras de incentivo!
Tambem aprecio os teus pontos de vista , mormente as referências culturais repletas de citações. É que muitas vezes se pensa que, ser anti-neoliberal (anti-Bush) é ser anti-americano. É bom que se desmistifique essa tendência.
Obrigado!

6:23 PM  
Blogger hfm said...

Obrigada pela visita. Vim ainda um pouco apressada ver a tua casa mas ela despertou-me interesse. Com um pouco mais de tempo voltarei seguramente pois há aqui muita matéria que me interessa. Desde já fiquei encantada com aquele diálogo - o que é a escrita?...

1:41 PM  
Anonymous Anônimo said...

Esta hfm é com certeza atrasada mensal...
Recomendo uma ida ao Júlio de Matos, para um encontro com o internado xatoo.

4:52 PM  
Blogger Doutor X said...

Caro Anônimo das 4:52PM,

Porque achas ser a nobre hfm uma atrasada mental? Seria ciúme teu? E quão grandioso deves ser a tua mente então...chamo isto de pretensiosidade.

Se há algo a se criticar aqui,seja quanto ao meu estilo ou visão, que sejas dito então! Caso não tenhas lido,já havia explicitado que aceito críticas,sugestões,dúvidas,etc, em relação ao meu blog que está em funcionamento para compartilhar conhecimentos e não difamações(argumento dos verdadeiros parvos de espírito).

Então, poupe por gentileza aquelas pessoas que aprovaram o conteúdo ou que demonstra alguma opinião particular a respeito de algo neste blog.

E isto lhe peço,civilizadamente.

5:22 PM  
Anonymous Anônimo said...

Resta uma pergunta,aonde iremos parar????!!!!!!!!

12:22 AM  
Blogger Doutor X said...

Caro Antonio,

Apresentas uma pergunta deveras capciosa... Creio que vivemos um período de transição(e ele há de cer longo) e que talvez se tudo der certo uma certa ordem mundial voltará a reinar daqui a uns anos. Torçamos aqui pelo melhor deste declínio.
Considerações.

9:33 AM  
Blogger Danielle Ribeiro said...

Amigo Cidadão ... creio ser não complicado dar uma tendência geral aos rumos desse sistema que nos impomos ... mesmo porquê, há pessoas felizes e infelizes com ele.. ganhadores e perdedores .. até mesmo um indivíduo, ora se felicita ou se insatisfaz diante do mesmo sistema ... somos nós e nossas circustâncias .. de forma egoísta sempre! Somos reflexos de nossos gozos e frustrações ... porém assim como tudo que um dia inicia-se, um dia acaba ... :-) ... por dar certo ou não... todos os impérios já declinaram por uma necessidade humana de mudança ... (uma singela opinião de uma enferma) ... beijos

10:31 AM  
Blogger Doutor X said...

Cara Danielle,

Me apetece enormemente a sua opinião. O egoísmo ou a vaidade é um pertence humano. É preciso ser desumano para levar o progresso material...trazendo consigo o declínio espiritual...por isso, vejo uma certa inversão das proporcionalidades. Se os impérios clamarem para a humanidade,eles desaparecerão...
Beijos idem,minha cara. É sempre bom tê-la por aqui.

12:34 AM  
Blogger Doutor X said...

Bah!
Desculpem pelo meu grave erro: "e ele há de CER longo".
Confesso que doeu-me um pouco a leitura....

12:40 AM  
Blogger Danielle Ribeiro said...

Amigo Doutor X, em relação a desumanidade humana em prol do capital e a inversão de proporcionalidade sua colocação acima.
É com tristeza até que tenho de concordar :-( ... há pessoas que vivem para o capital e não o capital vive para nós ... nos escravizamos por nossa própria criação.
Felicidade pessoal está intrínseca à noção de propriedade. Humanos não mais somos... somos cidadãos ... pobres, ricos ou classe média ... triste isso não? ... O que seria de mim se eu abandonasse meu RG ... CPF ... Título de Eleitor? Será que ao menos eu teria uma privada para me consolar? ... ai ai .. beijos meu caro.

8:24 AM  

Postar um comentário

<< Home