Reviver:sugestões para a mente

Um enfoque distinto para sua digestão e trabalho mental. Porque a vida pode ser mais rica dependendo de nosso foco.

Minha foto
Nome:
Local: Afghanistan

Médico de almas.

domingo, novembro 20, 2005

A dor e seus significados




"A dor é o pai, e o amor é a mãe da sabedoria"
Ludwig Borne (1786-1837)

Uma grande contradição. Com inúmeras zonas de interpretação,a dor não deixa de ser algo a que todos os seres vivos passam, no desenrrolar que a vida possa ter, mas ao qual apenas o ser humano,este dotado de suas percepções e de sua cultura,pode devidamente analisar ou diferenciar os efeitos ao qual possa esta proporcionar.

"O homem é um aprendiz, a dor é a sua mestra. E ninguém se conhece enquanto não sofreu",disse certa vez Alfred de Musset (1810 - 1857). E fica evidente quando vemos na obra de Voltaire chamada Zadig ou o Destino,o Eremita que destrói a casa de um homem "simples",a única coisa que possuia materialmente, onde depois justifica dizendo que foi necessário a destruição dela para que o homem achasse abaixo dela, enterrado, um tesouro valioso. Isso demonstra que muitas vezes uma dor sentida pode representar um prazer em dimensão maior futuramente,algo que recompense em dobro a situação presente....mas quem poderia expor-se ao teste, sem conhecer o Destino? Existe dor sem "recompensa"? Sim. E arriscar seria muito perigoso...

William Maugham (1874-1965) certa vez disse: "Não é verdade que o sofrimento enobreça o espírito; por vezes a felicidade fá-lo, e o sofrimento a maior parte das vezes torna os homens mesquinhos e vingativos".Se analisarmos bem,talvez tenha lá sua razão. O sofrimento pode trazer árduas reflexões,grande revelações,mas também (dependendendo de cada pessoa),pode ser geradora de uma crença de que "se o mundo é feito de dor" haverá duas opções: esvair-se ao suicídio ou se deter-se como parte desse mal,enrijecendo o coração.

E "se só a dor nos pode educar, pergunto porque é, filosoficamente, proibido encarniçarmo-nos contra o próximo, educando-o do melhor modo?",perguntou certo dia Cesare Pavese.Eis uma outra questão de difícil explicação,num mundo onde o amor se mistura ao significado daquilo que é puro ou intocável.Quem ama demais geralmente não quer nenhuma dificuldade ao ser amado.Mais um problema para o homem se entender a longo prazo,no seu imediatismo.

Após todas estas formas,retiradas de alguns autores, de fato se analisarmos a dor de um ângulo externo,pode-nos escapar muito a situação, pois não somos nós que estamos a sentir. Ela é feita,como havia dito desde o início,de uma forma individual com diferentes significados,mas Voltaire já disse: "o ser possuidor de felicidade(prazer) obrigatoriamente necessita de seu extremo oposto",ou seja, da própria dor, numa visão aparentemente paradoxa,onde "uma não existe sem a outra",numa sutil forma de equilíbrio.

Que dizer da essência então? E um vazio sucumbe na mais absoluta falta de resposta...

Finalizando:

"Se toda a dor fosse ruim e só existisse o prazer.Iríamos dizer alguma vez:'esta vida está me entendiando'. "
Autor desconhecido.

"O auto-conhecimento é aquilo ao qual homem tem como chama da experiência, e assim ele constrói e desconstrói movendo a toda a sua biografia."
Autor desconhecido.

"Eu acho que o verdadeiro ciclo da vida está de trás pra frete. "
Charles Chaplin

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Belo e profundo.

8:11 PM  
Blogger Danielle Ribeiro said...

dor e alegria .. felicidade e tristeza... vicissitudes da vida - de cada um - impassível de generalização ... cada um sente a sua ao seu modo, isso, se o sentir de fato ... :-/ ... beijos

2:43 PM  
Blogger Doutor X said...

Exato,minha cara Danielle.
E nesta curva de vais e vens se denomina o que chamamos de vida...

Beijos idem.
Doutor.

5:49 PM  
Anonymous Anônimo said...

Para quem já sentiu isto a que chamas.È profundo,doentio,mas gratificante quando acaba e olhamos para trás. Já passou,crescemos nela e nem vimos :)

Beijinhos.

10:44 AM  

Postar um comentário

<< Home