Reviver:sugestões para a mente

Um enfoque distinto para sua digestão e trabalho mental. Porque a vida pode ser mais rica dependendo de nosso foco.

Minha foto
Nome:
Local: Afghanistan

Médico de almas.

quinta-feira, janeiro 25, 2007

"O Homem, este desconhecido"



"Nunca houve um tempo onde tantos precisassem tanto de tão pouco e nunca houve tempo em que esses tão poucos fosse tanto". Anônimo

A pedido do amigo JG e de outros que visitam este blog, tomei forças para escrever e trabalhar um tema muito complexo em discussão: A tecnologia. Proponho antes da leitura questões como: "Seria a tecnologia uma sabedoria do homem ou uma sabedoria ao homem?".

Utilizei-me como título o nome de um livro escrito por Alexis Carrel,que apesar de não focar direamente sobre o problema aqui exposto, traz consigo a dúvida que carregamos sobre a nossa identidade,sobre as nossas reais necessidades...reais necessidades sim, porque muitas vezes nos aprendemos a coisas que de fato não são necessidades se não mera dependência/vício daquilo que se nunca conhecesse, talvez nunca sentisse falta.

Alexis Carrel
,em seu livro escrito em meados de 1930, expôe o problema da tecnologia que já para o autor parecia não suprir exatamente o homem, cada vez mais sedento nesta lógica mecanicista e pragmática. Como homem que representa a Ciência, sua meta foi tentar buscar um caminho para um encontro do "homem interior", este "desconhecido". A problemática analisada por Carrel também foi visualizada por outros cientistas, como Rostand que disse certa vez belamente:

"A ciência encontra mais depressa remédios que respostas."

Onde está o conhecimento da Ciência se não no poder que ela exerce sobre as coisas? Seria isto um "conhecimento para o homem"? E de que maneira se a ciência(incluindo a médica),trabalha sobre uma ótica de descobrimento tão fechada e,em muitos casos, tão excludente?

Antes de qualquer Ciência que o homem precise é preciso de algo, pois talvez não se estivesse visualizando com muita precisão se não os contornos humanos,que por trás daquela carne está um ser como todos um dia irá perecer também. Um ser que sonha também e que carece também de algo,como você. Um ser que talvez um "bom dia" ou "boa noite" fosse talvez o suficiente para que acreditasse no dia percorrido, na aceitação desse outro que por mais diferente que seja é como você. Existiriam pessoas que aguardassem confiante algo de bom acontecer,assim como outras que ao invés de aguardar se sacrificavam por fazer acontecer,estando um a esperar pelo outro que vêm, se completando feito luz. De fato em muitos aspectos existem trevas,trevas pelas quais se não existissem não existiria sequer a idéia da luz.

Curioso como um mínimo ato pode amenizar choques, fazer com que a vida de algumas pessoas realmente tornem a se colorir com cores a mais de ambas as partes,naquela tão sutil diferença que se é feita entre "eternos diferentes",todavia que pode por completo mudar vidas, atitudes, sentidos....

Esta é a mais pura ética do viver,porque nascemos todos com um vazio que nenhuma tecnologia talvez possa preencher se não o próprio homem.

"Admiro a Ciência, é claro. Mas também admiro a Sabedoria"
Saint-Exupéry.

Obs.: Imagem extraída do site: http://www.zonaactiva.org/luisvaltuena/votacion.php#a9
Informação roubada do exímio blog do JG.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ai meu lindo! Bom ter voltado a escrever novamente! E cada post o teu!!!
Beijinhos ++ para ti ;-)

11:41 AM  
Anonymous Anônimo said...

Não conhecia Alexis Carrel.

Lerei em breve.

8:13 AM  
Anonymous Anônimo said...

Bravo!
Adorei o post!!!!
Escrewva mais,ok? ;-)

5:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cadê vcc???????????????????????????????????????????????

1:09 AM  
Anonymous Anônimo said...

Interessantíssimo, o post. Você, lentamente, vai construindo o seu blog. É pena, pois você tem muita coisa para dizer.

Um abraço do amigo
JG

10:30 PM  
Blogger Na casca de limão said...

Puxa, que coisa maravilhosa...!
Me perdoe a confusão, mas às vezes escrevo posts novos e coloco-os em datas passadas. Só a mérito de composição, mesmo.

Gostei muito do seu blog, também, principalmente dos posts " Sobre a guerra e seu subproduto" (estou numa busca pelo filme completo "Fallout"), achei que foram de uma precisão e clareza estonteantes...!

Volte a postar, você tem idéias muito boas e se expressa bem.

Flora.

Obs.: Coloquei um link para o seu blog no meu rodapé, espero que vc não se importe...

1:16 AM  
Blogger Unknown said...

[ah, e era do Bacon, sim!]

3:10 AM  

Postar um comentário

<< Home