Reviver:sugestões para a mente

Um enfoque distinto para sua digestão e trabalho mental. Porque a vida pode ser mais rica dependendo de nosso foco.

Minha foto
Nome:
Local: Afghanistan

Médico de almas.

terça-feira, janeiro 03, 2006

Tempo de renovar: uma batalha entre espírito e matéria



"O desenvolvimento do espírito *, como todos os outros desenvolvimentos, é um progresso do indefinido para o definido"
Herbert Spencer

Algumas pessoas têm o iniciar do ano, segundo o calendário Cristão e Gregoriano, como tempo de renovar as expectativas para o porvir. Mas antes disso é tempo para pararmos e refletirmos sobre nossas atitudes ao longo do inteiro ano que se passou.

É decerto que tempo para renovar deveríamos ter a todo instante, de modo a nos aperfeiçoar nos mínimos pormenores, contudo, pela agitação que o mundo se encontra,o tempo se esfarela nesses momentos criteriosos reduzindo a fragmentos de tempo. Fazemos tudo às pressas.Decisões devem ser instantâneas e às vezes plenamente irracionais.

Elevar o espírito é muito mais uma lição de vida que propriamente uma vontade. Muitos através da morte de um parente ou de alguma outra desgraça dolorosa, presta-se a elevar significativamente o espírito de tal forma que ultrapassa o mundo vulgar materialista. Mas isso tem um preço.

Se olharmos longe destas ocupações do dia-a-dia que nos fazem esquecer de nós mesmos,pegando casos típicos de homens de espírito elevado(leia-se: com elevada sensibilidade e reflexão para os atos), encontraríamos pessoas tais como Schopenhauer,Nietzsche,Vitor Hugo dentre outros famosos que terminam se afogando na abstração,única fuga para um mundo de cegos e espíritos medianos a medíocres. Percebe-se logo uma evidente exclusão mútua. E aí jaz uma contrariedade: faz-se um ser-humano mais consciente de seu papel,contudo como definição para a sua atitude, torna-se anti-social uma vez que suas considerações são menosprezadas pela sociedade. Assim, é na individualização que se martiriza o subjetivo porque a comunicação externa é precária(e grifo: ela não é inexistente e prego que a radicalização não é uma boa saída).

Para finalizar nossa breve conversa, recomendo o novo e fabuloso filme chamado
Quem somos nós? , que desmonta muito daquilo que a indústria farmacêutica neurológica vem fazendo na venda de remédios de que a própria mente humana pode já produzir num dado espaço de tempo. O efeito do remédio imediato termina reduzindo os sintomas a curto prazo e gerando o que chamamos de dependência química ou neurofisiológica,numa atitude em que na verdade a resposta está dentro de nós, bastando apenas algum tempo ou atitude que transmute por nós mesmos na cura....talvez seja isto que querem ou queremos tanto esconder de nós...


"A vida espiritual dos homens, os seus impulsos profundos, o seu estímulo à ação são as coisas mais difíceis de prever, mas é justamente delas que depende a morte ou a salvação da humanidade"
Andrei Sakarov

* - Quando eu falo 'espírito' aqui eu me refiro às nossas posições e atitudes não mais que mentais.

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Belíssimo.
O senhor me surpreende sempre ;)
Procurarei o filme o mais rápido que puder (eu moro em São Paulo,caso mores aqui poderia me indicar onde poderia char?)
Abs.

11:56 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sem palavras,doutor ;)
Beijos e + beijos de sua admiradora secreta :)

4:37 PM  
Blogger Danielle Ribeiro said...

Amigo Doutor X;

Você tocou em um assunto que muito me interessa, de fato. Tenho questionado a tal da "elevação espiritual" e capacidade individual pra tanto ... caio em questões até espíritas religiosas ao divagar sobre isso ... me fica uma questão que seria interessante discutir com vc através desse blog: " Nem todos temos experiências de vida semelhantes e, ainda que tivéssemos, as sentimos cada um a sua maneira. Uns, aparentente, têm mais facilidade em aprender com as situações que lhes envolvem, outros nem tanto. O fato é, que temos uma tendência maior e natural de aprender por meio do sofrimento ... dai a importância dos filósofos que vc citou. Seria causa máxima de melhor educação? Ou seria causa de uma pré-destinação para tanto? Mistérios ... assunto cabuloso esses heim moço ;-) ... beijos

7:02 PM  
Blogger Doutor X said...

Amiga Danielle,

Suas questões muito me agradam,assim como teu particular interesse em discutir tais temas por aqui.

Este exato tema lá estava eu a discutir com alguém a um tempo atrás,que dizia sempre ser incomodada com questões do tipo:'Não serei eu um boneco marionete de Deus?' 'O Destino é feito pelo homem ou por Deus?'. Após questões tão complicadas de se responder e varrendo uma lista repleta de filósofos iluministas,clássicos e contemporâneos, nem se sondou uma mínima lógica possível.
Após fixar-me em várias reflexões sucessivas,cheguei a uma seguinte conclusão: de que adianta perguntar tantas questões misteriosas e que é invisível à compreensão humana dada a sua complexidade, se mesmo a sua resposta não significará muito para a vida em si? Pelo contrário:nos empobrecerá e muito....

Acreditemos que podemos guiar a nossa vida e que mesmo que estivermos iludidos quanto ao seu real significado, uma coisa é certa: produziremos errando sem ficar acovardados,uma vez que um 'mal'(sofrimento) nem sempre é mal por definição dependendo do ponto de vista,tal qual o 'bem'. Até estes tem suas partes a serem exploradas por nossas curiosidade aguçada...depende em muito trabalharmos os pontos de vista e a percepção que dá sentido à realidade.

Caso soubessemos que fosse pré-destinação, não haveria o medo e o receio,seria uma mundo monótono, previsível e matemático nos seus entrelaçamentos. Estamos aqui para fazer e refazer caminhos sondando possibilidades que variam com o tempo e necessidade. Se isto é educação ou pré-destinação,disto não sabemos, pelo fato de desconhecermos certos mecanismos do universo ao qual apenas alguns anos de vida aqui na Terra,certamente não responderão a estas questões,mesmo as religiões mais aguçadas.

Dei sentido à sua pergunta, neste 'assunto cabuloso'? Espero que sim. :)

Esteja sempre bem-vinda por aqui.
Sinceras considerações.

11:09 PM  
Blogger Danielle Ribeiro said...

Olha eu aqui outra vez! ;-) ... engraçado ... acho que temos dúvidas que não conseguimos responder mesmo ... creio que essa questão de espírito está muito intricada à nossa sensibilidade ... não dá para explicar com fatos e teorias ... elevação espiritual é algo para ser sentido mesmo ... gostei muito dessa questão do sofrimento ... penso muito sobre ela e acho que o sofrimento é bom à medida que nos sensibiliza e nos promove esse aprendizado ...assim como é questionavel a noção da felicidade ... costumo dizer que os maiores mistérios da vida estão naspalavras mais simples... aquelas que mais amo inclusive ... tais como ... amor... felicidade ... vontade ... necessidade ... sofrimento ... entre outras ...
Muito bom amigo ... ;-)...

Retorno sempre sempre ...

Beijos

4:46 PM  
Anonymous Anônimo said...

Uma batalha sem fim...até hj não sei quem está mais à frente do outro...

3:02 PM  
Blogger Doutor X said...

Fico comovido com a sua consideração e digo que estou de acordo com o significado que cada palavra pode representar dentro de suas linhas de interpretação...

As simples palavras complicadas e tão necessárias à consolidação de cada ser interpretativo está dentro de nós....

Sempre em aguardo ao seu retorno aqui estou,
Considerações.

9:23 PM  
Blogger MM said...

Caro doutor X,

O texto na sua globalidade é interessante, mas a ideia dos intelectuais cairem na abstracção excessiva foi de particular interesse para mim.
Realmente, acredito que muitos dos que desenvolveram a sua mente de forma notável se tenham sentido estranhos ao mundo que os rodeava. Em alguns casos, a culpa foi deles, exactamente por se radicalizarem em demasia, mas parece-me importante não esquecer que o povo em geral não está preparado para pensamentos mais complexos, nem que o sejam apenas ligeiramente.
Como tal, há dificuldade em sobreviver no meio de pessoas que impedem a manutenção do patamar intelectual que muitos dos pensadores do mundo conseguiram alcança e, sendo assim, a fuga desse espaço é inevitável.
Saudações.

1:01 PM  
Blogger Doutor X said...

Caro Marcelo Melo,

Compreendo seus apontamentos,mas creio que a distância entre satisfazer a alma com religião ou com o ego é uma batalha em que não é preciso ter "graduação" para sentir....é algo procurado quando necessitado.

5:31 PM  

Postar um comentário

<< Home