Reviver:sugestões para a mente

Um enfoque distinto para sua digestão e trabalho mental. Porque a vida pode ser mais rica dependendo de nosso foco.

Minha foto
Nome:
Local: Afghanistan

Médico de almas.

domingo, dezembro 04, 2005

O papel da fé



"A fé é o instinto da ação"
Fernando Pessoa.

Acreditar no poder que uma imagem ou objeto pode ter,acreditar e apenas acreditar em,sem qualquer sombra de dúvida,sem que a razão faça proveito em explicar. Apenas sentir. Alguns chamarão isto de ignorância, outros, desconhecendo a força deste poder, irão respeitar com medo do que possa lhes ocorrer alguma coisa.Inexplicável?Em parte sim,mas eu clamaria alguns porcentos acreditando na química cerebral,naquilo que de fato afeta a nossa alma, o nosso mais íntimo como um todo.

A atmosfera do local onde se é feito o culto impregna de confiança pela crença. Tenho aqui uma versão de uma delas. Caminham com a estátua,símbolo representativo de um outro mundo,do mundo pós-morte e portanto divino,cantando versos em louvor,enquanto alguns filetes de sol os tocam no rosto. Enfermos acompanham,crianças com catapora,sem preocupação,posto que lá está o santo a proteger.Uma senhora muito idosa na cadeira de rodas,pondo-se a tremer balbuciam algumas palavras de canto,segurando fortemente uma foto do santo nas mãos envoltas por correntes milagrosas.Até mesmo as suas vestimentas não escapam disto.
Homens que estão a beber no bar param em respeito à santa e fazem um sinal de culto. Todos param e olham.Alguns riem,mas estes são poucos. A multidão se avoluma. Carros param e seus passageiros saem destes para festejar junto daquela estátua,daquela santa.Lágrimas rolam pelos rostos.Pessoas se entregam de corpo e alma para aquilo que veneram.E a fé se concretiza,daí a tão esparada cura logo se faz inevitável.

O esquecimento dos problemas terrenos,de todos os entraves que um homem cria para um outro homem,incluindo o sacrifício humano na morte momentânea da vaidade e do egocentrismo, cria um ambiente de magia bem atípico....o problema é quando esta vira um fanatismo tão exagerado que faz o mundo,este complexo de culturas,radicalizar demais a questão,levando a casos em agredir fisicamente a um "outro",posto que é inimigo de sua doutrina por não acreditar. A alma precisa beber desta fonte,que é a fé, mas deve-se adotar um limite antes de chegar a embriagar alma.

O papel da religião para nossa filosofia de alma se vê como importantíssima no acreditar sem ver e demonstrar racionalmente ou cientificamente. Gustave Le Bon(1841-1931) em seu livro "Opiniões e Crenças" apesar de aparentar algum ceticismo quanto ao que ele chama de "conhecimento",algo genuíno e correto, e "crença",algo que destoa tamanha idiotice,ele já condiz um importante movimento de nossos pensamentos ao dizer que pensamos "mais com o coração do que com a razão".Certíssimo. Assim,não vejo muita a função dos ateus quando confunde "conhecimento" ao que é puro e produzido,esquecendo que isto,por si só,é também religião. Albert Einstein (1879-1955), em seus escritos, já dizia isso firmemente de que a "religião sem a fé é cega e a ciência sem a fé é aleijada".

Assim, sempre vai-nos a apetecer naquilo que nos aprouver,de maneira inteira e subjetiva em longo prazo. Apesar de tão árdua tarefa, pensemo-nos sobre nós, para fazer desta única vida,mediante todo este universo ao qual estamos submetidos,um mundo que valha viver e perpetuar,anulando absurdos,procurando por fim gesticular um sensível traço em busca de um equilíbrio, sacrificando ao máximo e sacrificando os outros ao mínimo. Não esquecendo que,conforme já dizia Voltaire: " O interesse que tenho em acreditar numa coisa não é prova da existência dessa coisa". O objetivo é contemplar.
Eis aí a palavra chave sobre qualquer busca.
Finalizando:

"Com fé não há pergunta; sem fé não há resposta"
Texto Judaico.

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Como provar a fé?

10:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sou crente e nunca havia parado para pensar nisso.Nunca vi questão para brigas entre religiões.
Abraços e bom final de semana.

2:50 PM  
Blogger Doutor X said...

Meu caro anônimo,

a fé é uma prova da crença ou da opinião.
Bastante se posicionar e acreditar e se tem a fé.
Ajudei-lhe?

12:31 PM  
Blogger Doutor X said...

Caro antônio,

Estamos aqui a refletir sobre como viver melhor.

Abraços.

12:32 PM  
Blogger Danielle Ribeiro said...

Olá amigo Doutor X ... é sempre um grande prazer vê-lo por lá m meu recanto ... sobre o post: A fé remove temores ... eis o que concluo que posteriormente pretendo aprimorar ... se questionar sobre a fé muitas vezes nos deixa sem resposta também ... às vezes acho que não é possível encontrar uma lógica na fé ... ela é apenas uma necessidade da natureza humana fragilizada diante de sua existência inexplicada .. agora o porquê dessa necessidade de saber por que estamos aqui .. já não sei o que pensar :-/ ... beijos

7:28 PM  
Blogger Doutor X said...

Cara amiga Danielle,

Eis que sinto a mesma coisa quanto vejo-te aqui a expressar opiniões e pensamentos.
Sei o quanto é difícil certificarmos algumas vezes daquilo que dedicamos o nosso 'crer' e 'querer'. É uma daquelas questões que geram apenas intepretações e + interepretações...onde o real sentido está no modo como se desenvolve em cada pessoa e não num todo. Seria até ingenuidade pensar que nós,pobres e tolos seres humanos, poderíamos deter apenas com alguns particulares anos de vida a síntese do universo biológico...
A nossa intepretação é a nossa forma de ver o mundo particularmente.Não há lógica,há necessidade.

Beijos em tenra consideração a ti.

1:29 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito bom este blog. Estou amando!!

Maria

12:46 PM  
Blogger Danielle Ribeiro said...

Estive pensando sabe :-/ ... religião pode nascer do medo da morte muito mais do que de uma necessidade de descobrirmos por quê povoamos o mundo ...
Apesar de ser piegas dizer qe tem medo de morrer, duvido um ser que não o tenha.
Apesar de pensar que não se pode encontrar lógica na fé ... continuo procurando :-/ ... vai entender né?!

Beijos

7:46 PM  
Blogger Doutor X said...

Amiga Danielle,

Sua opinião foi deveras interessante, reconheço, mas creio que aí existam alguns pontos a que se deve muita discussão dada as várias vertentes.

A lógica é inerente ao homem. Ele precisa se fixar a alguma interpretação para ser ao menos inteligível. Precisa tomar posições, precisa ser racional. Mas eis que aqui se apresentam as razões da mente, muito mais complexas, aos quais são tomadas como pretensões inesperadas e sem lógica formal. Há uma química cerebral nisso tudo e hoje pouco se sabe ao certo sobre os poderes da mente.

Creio que para alguma pessoa desenvolver um pensamento em nível religioso, fará por questão de posicionamento,tal qual alguém precisa incluir sua fé no ateísmo. E o fará por necessidade não existencial,mas para pedir proteção contra os males da dor(a morte está incluída aqui),para em segundo plano satisfazer os nossos gostos de como queríamos que as coisas fossem.

Tal qual a criança quando pequena tem seus pais,o adulto tem seus pais na religião. Eugene já dizia que:"a religião é como a psicologia,o pai e mãe de que precisamos conversar para esclarecer algumas dúvidas e que no fundo nós é que nos propusemos a responder e respondemos". Estranho, né?

E veja que religião é o crer sem explicar, na satisfação que não cansa porque não pensa. Eis porque a religião cura. O homem procura não pensa constantemente,precisa de sua mínima ignorância possível.

Precisamos nos iludir e ter fé em algo.
O homem não vive só. Precisa se apegar a algo, seja a uma ideologia, seja a um objeto ou pessoa. Ele precisa se justificar à partir dos outros. Só assim ganhará tranqüilidade e viverá sem medo de viver....

Beijos idem.

7:45 PM  
Blogger Doutor X said...

Obrigado Maria. Esteja sempre bem-vinda.

7:46 PM  
Blogger Danielle Ribeiro said...

Uhn :-/ ... Amigo Doutor X, você me faz pensar demais ... agora pensarei na questão da mínima ignorância possível ... hehehehe ... creio que seja realmente necessário como forma de, nem digo comodismo, porém sabemos, pessoas como nós que pensamos em questões que, aparentemente são simples e inquestionáveis, não nos encaixamos ... não que sejamos especiais ... longe de mim afirmar isso ... mas ai penso na questão da generalização, ou da definição do ser humano ... afinal, a fé serve para alguns, outros a dispensam ... mas para quem serve a fé? Para os fracos e oprimidos? Simplista demais afirmar isso ... pensemos .. pensemos ;-) ... beijos amigo!

8:35 AM  
Blogger Doutor X said...

Sem dúvida eis aqui uma pergunta difícil...mas pelo que vejo de suas utilizações,na maioria dos casos é para justificar uma atitude e para dar 'segurança'psicológica que todos precisam. E aqui está a questão pois quem discorda da fé deste outro,provavelmente irá pensar logo que este outro é fanático e discartará dizendo que eles são fracos e oprimidos,todavia este discordante ao fazer pela opção pôs fé em uma crença e portanto ele se utilizou da fé.

Contudo posso dizer que neste jogo da justificação que temos de mentalmente fazer sobre nós, alguns aproveitam para tirar proveito e montam verdadeiras redes de opressão com diversos objetivos camuflados e mesmo sujos. Mas tenho uma visão muito peculiar quanto a tudo isso,porque enquanto um homem estiver enxergando por fora daquela fé,pensará que os fiéis estão sendo enganados,mas de fato eles estão se curando eles mesmo...

De certa forma minha cara, pensando que a mente é poderosa,cada um é seu Deus,contudo temos nossos vícios e cabe a crença ou a outras vississitudes para mudar esse cenário...
Espero ter sintonizado um caminho como resposta possível....
Beijos a ti.

1:44 AM  
Blogger MM said...

Caro Doutor X,

Em vez de comentar este texto, aproveito para deixar aqui uma trecho bonito sobre a fé:

"A fé é universal. Os nosso métodos específicos de entendê-la é que são arbitrários. Alguns de nós rezam a Jesus, outros vão a Meca, outros estudam partículas subatómicas. No fundo, andamos todos simplesmente à procura da verdade, uma verdade maior do que nós."
Anjos e Demónios, Dan Brown

E pronto. Julgo que desta forma não me subtraio à discussão deste tema.
Felicidades.

1:35 PM  
Blogger Doutor X said...

Caro Marcelo Melo,

Gostei da citação.

Considerações.

5:41 PM  

Postar um comentário

<< Home