Reviver:sugestões para a mente

Um enfoque distinto para sua digestão e trabalho mental. Porque a vida pode ser mais rica dependendo de nosso foco.

Minha foto
Nome:
Local: Afghanistan

Médico de almas.

terça-feira, janeiro 24, 2006

Dramaturgia da massificação - Esquecemos de ser humano?



“O drama humano pode estar batendo em nossas portas.”

Anônimo.


Os antigos gregos já diziam nas suas tragicomédias que o homem é um animal social. Assim, logicamente, trabalham como as formigas:dentro de uma ordem construída socialmente. Quanto mais cresce o número de integrantes desta sociedade mais poderiam trabalhar e conseqüentemente mais se produziria..Contudo, quando comparamos ao gênero humano, não vemos exatamente esta lógica.

Vejamos os primórdios: Na idade da pedra, grupos nômades eram formados para que estes pudessem sobreviver caçando, pescando e reproduzindo em conjunto. Era lei de sobrevivência e eles precisavam um dos outros ou morreriam. Com o passar dos tempos, o aperfeiçoamente de lanças ;arco e flechas dentre outras ferramentas, ficou mais fácil conseguir alimento.Bastava cortar umas madeiras, limar e pronto, lá estava poupado os esforços de mais alguns muito homens. Inaugarava-se a individualização do homem que vive em sociedade,com suas crenças leis e regras sociais, que vão desde o matrimônio até suas leis morais mínimas de respeito e aceitabilidade diante dos padrões sociais. Com a inteligência e praticabilidade mais se produzia e menos mão-de-obra se é necessário.

Conforme fomos avançando no tempo, o homem foi se distanciando um do outro, posto que poderia já fazer o que bem lhe conviesse bastando ter consigo o único recurso que poderia fazer este elo de comunicação...o capital.

Atualmente, quando vemos um metrô cheio ou algum centro metropolitano muito movimentado, percebemos nas pessoas muito mais um estorvo do que uma companhia tal qual remotamente se pensou. Pensa-se:"Isto me agrada, eu compro. Isto não me agrada não compro. Isto posso e isto não posso. Aquele homem parece ladrão, aquele outro também..Devo ajudar uma senhora alí, porque Deus irá me salvaguardar,etc.". O gênero humano começou a se cercar entre um sistema de trocas tão obtuso e circunscrito em uma dada região que parece que a sua vida é feita de apenas dois mecanismos:te dou isso e recebo aquilo, na forma de um escambo muito primitivo.

E isto tudo gera um pavor social muito intrínseco a quem vive em um centro com elevadas diferenças sociais. O outro é visto como rival ou como objeto de aprovação própria,longe de ser tratado como igual...nem mesmo as famílias se preservam neste quesito! E se alguém faz algo sem nada em troca, já o chamam de asno ou ingênuo. E é justamente isto que descartam por ser ingênuo é que chamo de humanidade ou cidadania(se prefererirem), em respeito mútuo pela vida e pelos outros que estão a viver seja em qual caminho estiverem. Se estiverem bem,sem agredir o outro,porque mal caminho? É uma opção que devemos respeitar. Mas a massa exige e quer ser mais massa do que gente e por isso sofre em seus pingados com a desumanização crescente de sua forma cada vez mais expansiva e de conteúdo de baixa qualidade...

Poupe-mo-nos disto. Será isto difícil seguir ou apenas a opressão e a dor poderiam nos guiar para tais caminhos?

Pensemo-nos mais...

"A linguagem do coração é universal, só é preciso sensibilidade para entendê-la"
Charles Duclos

9 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Serei eu parte dessa massa?

2:10 AM  
Blogger Danielle Ribeiro said...

sim sim ... e nem sempre somos tão sensiveis para entender essa linguagem ... não a que grita em outras pessoas ... aqueles que talvez ... nao sigam as mesmas vozes destas massas ...

Aumento populacional ... caso sério ... algo que vem junto de uma maior individualização da sociedade ... pelo menos aqui .. onde vivemos ... eu ... ficarei a assistir .. como em uma pintura a ser desenhada ...

O mercado também é submisso de um sistema maior ... um Deus que criamos ...

Tempo é dinheiro ... das coisas simples é que sugem as maiores fortunas ... além de não atrapalharem a execução da lei do trabalho ...

ai ai .. deixa eu parar ... senão vou escrever um livro ...

Moço ... vamos resolver aquela sua duvida por e-mail ... me escreve: daniarriba@yahoo.com ... beijos ...

4:42 PM  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo blog meu amigo!Está de muito gosto mesmo.
A questão da massificação é problemática..poucos sabema a gravidade.

Prosperidade,Saúde e Paz,
Marcelo Arriba

10:04 PM  
Anonymous Anônimo said...

Muito boooommmmmm...

Te adoro,querido.

Beijins de sua fiel admiradora...

2:57 PM  
Anonymous Anônimo said...

Queridoooooo!!!!

7:33 PM  
Blogger Doutor X said...

Respondamos em partes,

1 - Anônimo,

Certamente que sim! Se já humano e em sociedade já faz parte desse "nós".

2 - Amiga Danielle,

Difícil é não conseguir ouvir esta voz,principalmente estando nós inseridos em grupos vaidosos quanto às suas funções sociais,numa consciência plenamente coletiva e cultural.
Estava lendo um livro de Norbert Elias por estes dias, chamado Estabelecidos X Outsiders...mto interessante e comenta justamente o papel social destas vozes.
Igualmente como a ti, também gostaria de ser étereo,apenas a observar tudo,tal como uma pintura mesmo desenhada e estática, sem sofrer vibrações do ambiente que degladia-se quase sempre...somos sempre vítimas de algo.
Beijos para ti,minha cara amiga.

5:32 PM  
Blogger Doutor X said...

3 - Caro Marcelo arriba,

Fico feliz por sua visita.Participe sempre que puder.
Abraços em consideração.


4 - Cara admiradora secreta,

Fico feliz pela admiração,mas ainda tenho dúvidas quanto a autoria.

Um palpite:Alexandra ou Bruna?

Considerações.

5:35 PM  
Blogger MM said...

Caro doutor X,

Concordo com a apreciação feita e julgo que uma consequência desse isolamento humano por ausência de necessidade é o crescimento dos distúrbios mentais e emocionais ano após ano.
O homem alterou o seu pensamento de acordo com os princípios capitalistas, centrando a sua actividade na comcercialzação de tudo, quer sejam objectos, sentimentos ou simples actos antes banais. A mente trabalha no sentido de revelar os ganhos inerentes a cada passo que se dá.
Isso é terrível.
Cumprimentos.

12:44 PM  
Blogger Doutor X said...

Caro Marcelo Melo,

Concordo em plenitude com as tuas idéias.
Algo realmente horrível ao qual o homem se torna tão absurdo na sua civilidade termina esquecendo de si e pior, formando uma literatura de angústias(e chamam isso de gênios).
Ou seja, algo terrivelmente a nivel da mente está ocorrendo e poucos percebem pelo comodismo. Esta indiferença manipulada causadora de vários problemas consecutivos(ao qual a indústria de remédios lucra bastante com anti-depressivos) é uma lástima imensa do homem que se destrói massivamente não em guerras, mas na própria maneira de viver dia-a-dia.
Considerações.

5:12 PM  

Postar um comentário

<< Home